sábado, 3 de setembro de 2011

Uma nova experiência

Este blog surgiu a partir do desafio proposto no curso Metodologias e Gestão para Educação a Distância (Unianhanguera). Confesso que sempre fui muito resistente a validar cursos de graduação ou de pós-graduação a distância. Comecei a refletir de forma diferente quando fiz meu primeiro curso (espanhol),  proposto pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em convênio com o Banco Santander, o Instituto Cervantes e a Universidade de Brasília, durante um ano e meio. A plataforma que nos foi oferecida me fez perceber as possibilidades que as novas tecnologias em informação permitem em relação ao processo de ensino-aprendizagem.
Posteriormente, acompanhei o curso de formação de gestores, organizado pela UNICAMP, a pedido da SE. Parte das atividades foram realizadas à distância e muitos dos participantes se aproximaram não só das discussões acadêmicas em torno da gestão escolar, como superaram sua resistência e as dificuldades em lidar com as ferramentas da informática. Aliás, a necessidade de superar as dificuldades é que permite uma nova relação com o conhecimento: a "hierarquia" tradicional entre as gerações se inverte, o diálogo se estabelece entre o adulto e o jovem - às vezes adolescente. É quando o pai ou a mãe apela para a ajuda do filho ou o professor para a "dica" do aluno. Esse processo subverte de vez a relação "eu ensino - você aprende", que ainda persiste no ensino tradicional.
Apesar de modificar minha forma de compreender a educação a distância, ainda não incorporei de forma significativa os recursos que ela poderia oferecer às minhas atividades docentes, em cursos presenciais. Depois de "navegar' pelos blogs de alguns dos colegas do curso, compreendi como esse espaço poderia se transformar em uma ferramenta para a reflexão e interação. Os textos sobre o ensino a distância e sobre as atividades realizadas em diferentes cursos foram lidos com atenção e procurei interagir com os autores, a partir dos comentários que postei.
Minha inquietação se deteve na pouca participação em relação às postagens dos blogs que acompanhei. A divulgação e uma proposta de atividade que possa dinamizar o seu uso me parecem essenciais para que esses espaços se tornem referenciais em atividades educativas.
É nesse sentido que pretendo continuar alimentando o "Espaço da Memória", mantendo a esperança que ele possa ser útil não só para mim, mas para os leitores que dele  quiserem se apropriar.

Um comentário:

  1. Exatamente isso Professora.
    Parabéns pela citação. Conheço alguns alunos do curso de História da PUCC, e percebo o quanto é importante que a História esteja presente no ensino. Penso que quem não conhece a "verdadeira" história, fica sem passado, sem entender o presente, e principalmente, sem saber trilhar seu futuro.

    ResponderExcluir